Noticias de la industria
Canabidiol brasileiro vira realidade com lançamento da Prati-Donaduzzi


 

.

A indústria farmacêutica brasileira Prati-Donaduzzi obtém a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o primeiro Canabidiol de produção nacional. A permissão foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União. A empresa, que é referência na produção de medicamentos no país, inicia imediatamente a fabricação do Canabidiol.

“Como forma de valorizar e reconhecer todas as mães que lutam pelo direito de acesso ao tratamento de seus filhos, nosso objetivo é que o Canabidiol Prati-Donaduzzi esteja disponível nas melhores farmácias do Brasil até o Dia das Mães”, revela o diretor-presidente da farmacêutica, Eder Fernando Maffissoni.

Com o lançamento da Prati-Donaduzzi, o tratamento com o Canabidiol brasileiro torna-se realidade, possibilitando mais acesso, garantia de qualidade e segurança aos pacientes que encontram no produto a melhora da qualidade de vida. A indicação terapêutica do produto será determinada pelos profissionais médicos na prescrição.

O Canabidiol da Prati-Donaduzzi estará disponível em solução oral 200 mg/ml e será produzido a partir do princípio ativo puro, livre da substância psicoativa THC (Tetrahidrocanabinol). O produto é diferenciado neste segmento de mercado, pois é uma versão do medicamento que está em estágio final do estudo clínico fase III, através de uma parceria público-privada entre a Prati-Donaduzzi e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo.

“A regulamentação da Anvisa, de dezembro do ano passado, permitiu que a Prati-Donaduzzi antecipasse a autorização sanitária do produto. Há mais de seis anos investimos pesado em pesquisa científica para garantir evidências de uso, segurança e eficácia, seguindo rigorosamente o que rege nossa legislação”, explica Maffissoni.

Agilidade

Os investimentos na pesquisa científica, assim como em desenvolvimento e inovação e a excelência na produção de medicamentos possibilitaram à farmacêutica o rápido cumprimento de todos os requisitos da Anvisa para a fabricação e comercialização do produto, determinados na resolução.

“Nossa história e estrutura nos respaldam às inovações. Contamos com um trabalho intenso na Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PDI), que aliado aos mais modernos e tecnológicos processos produtivos permitem avanços constantes. Nossa logística própria, com centros de distribuição espalhados em todos os estados do Brasil, ainda nos coloca presente em todo o território nacional, em 55 mil farmácias”, destaca Maffissoni. 

Qualidade e acesso

Para disponibilizar o produto no mercado, a farmacêutica realiza todos os testes de controle de qualidade necessários, utilizando sofisticadas técnicas analíticas e padrões de referência internacionalmente aceitos. Assim, a classe médica e pacientes contam agora com um produto à base de Canabidiol, produzido por uma grande indústria farmacêutica brasileira, atendendo a todos os padrões de qualidade, segurança e eficácia. 

A oferta do produto no mercado farmacêutico brasileiro é um avanço para profissionais da saúde, pacientes e familiares que há anos lutam para simplificar e facilitar a aquisição mediante à indicação médica. Com o lançamento da Prati-Donaduzzi, o produto estará disponível nas melhores farmácias do país, com uma rede de distribuição ampliada pela parceria com a distribuidora Profarma.

Prescrição

Além do lançamento do Canabidiol, a farmacêutica reconhecida como a maior produtora de medicamentos genéricos do país* dá um salto em sua nova estratégia de mercado: a prescrição médica. A partir do mês de maio, 23 novos medicamentos chegarão ao mercado, a maioria voltada ao Sistema Nervoso Central (SNC) e indicada para tratar doenças como Parkinson, Alzheimer, epilepsia, ansiedade, depressão, dor neuropática, esquizofrenia, autismo, bipolaridade, síndrome das pernas inquietas e Transtorno Obsessivo Compulsivo.

A Prati-Donaduzzi já conta com equipes capacitadas para fornecer informações técnicas à classe médica, prestando o suporte que essa nova realidade demandará. O diretor da área de Prescrição Médica, Edilson Bianqui, revela que esse novo passo eleva o reconhecimento da Prati-Donaduzzi. “Estamos com força total para ocupar uma posição de maior relevância no segmento médico e farmacêutico”, adianta.

 

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada e referência no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Neste ano ingressou na área de Prescrição Médica com medicamentos de marca com foco no Sistema Nervoso Central. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos.

 

*IQVIA MAT FEV/2020 PMB + NRC Doses Terapêuticas 

 

 

 
EDIÇÕES VR DO BRASIL