Notas de Interés

Evonik lança site focado nas soluções para o mercado de impressão 3D

A impressão 3D é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. Trata-se de uma tecnologia geralmente mais rápida, mais poderosa e mais fácil de se usar do que outras de fabricação aditiva.

 

Oferece aos desenvolvedores de produtos a possibilidade de, em um simples processo, imprimir partes de materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas.

 

Vale destacar que a indústria de impressão 3D está em crescimento exponencial e tem previsão de movimentar mundialmente cerca de USD 35,4 bilhões até 2020, segundo a consultoria IDC (International Data Corporation). Regiões que alavancam esse número são China, Europa e Estados Unidos. O Brasil ainda está em processo de popularização e desenvolvimento dessa indústria, com perspectiva muito positiva para os próximos anos, principalmente nos segmentos automotivo e de medicina.

 

Como uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik continua ampliando a sua participação nesse interessante mercado. Oferece soluções diferenciadas, seja com agentes de dispersão, melhoradores de fluxo ou modificadores reativos e pós poliméricos usados na impressão 3D.

 

Recentemente, criou um site no qual os clientes podem encontrar informações sobre todas as soluções da Evonik para esse mercado, e também os projetos de inovação desenvolvidos em conjunto com a Creavis, a unidade de inovação estratégica do grupo.

 

A Evonik é líder mundial na produção de poliamida 12 em pó (PA12), que vem sendo utilizada em tecnologias de manufatura aditiva há mais de 20 anos. Além dos filamentos de PEEK e das PA12 em pó, o portfólio de produtos da companhia inclui pós flexíveis de PEBA.

 

Entre as mais recentes inovações para o atraente mercado de impressão 3D, a Evonik desenvolveu um novo pó polimérico, da linha de Poliamida 6.13, para aplicações em faixas mais altas de temperatura. O novo pó de poliamida apresenta alta resistência mecânica, além de excelente resistência química e à temperatura.

 

O material em pó se destaca pela baixa absorção de água – abaixo de 3% -, que tem um efeito positivo sobre a processabilidade na impressão 3D e a estabilidade dimensional de componentes impressos em 3D. 

 

Expandindo ainda mais o portfólio de materiais de alta performance para tecnologias de impressão 3D em pó, no início deste ano a Evonik adquiriu a Structured Polymers Inc., startup americana para materiais de impressão 3D, sediada em Austin, Texas. Com a aquisição, a Evonik ganha acesso a uma nova tecnologia patenteada que vai permitir a expansão de seu portfólio de pós poliméricos especiais no mercado de manufatura aditiva.

 

Para mais informações sobre as atividades da Evonik no setor de impressão 3D, acesse www.evonik.com/additive-manufacturing.

EDIÇÕES VR DO BRASIL