Publinota

Tendências e rumos de 2019

 

A ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia tem acesso ao mundo. Somos uma entidade científica de cosméticos reconhecida internacionalmente e federados a FELASC (Federación Latinoamericana de Sociedades de Ciências Cosméticas) e a IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists), organizações que acompanham as maiores tendências mundiais dos cosméticos e traçam os rumos de 2019. Nós da ABC temos a obrigação com nossos associados de direcioná-los para o que o mundo está enxergando hoje, amanhã e daqui 05 anos.

 

Acompanho o mercado de perto e hoje quero mostrar o que enxergo como tendência e também alguns rumos já traçados. Estou escrevendo este editorial direto da China onde vim realizar parcerias e para também observar as novidades que podem ser aplicadas às empresas associadas brasileiras. Abaixo listo as tendências para 2019:

•             Cosméticos Veganos e ingredientes naturais;

•             Pele: Microbioma e produtos antipoluição;

•             Maquiagem/esmalte: utilização de tons de pele latinos;

•             Mercado Genderless, Halal, Kosher e pessoas idosas;

•             Cosméticos Pet básicos: crescimento do mercado de produtos básicos como shampoo, condicionador, spray bucal, spray de brilho e esmaltes;

•             Cosméticos Pet Premium: foco em determinadas raças de pet com o tratamento completo de beleza.

 

Muitos destes assuntos serão abordados em cursos, congressos e palestras dentro da ABC. Ainda assim gostaria de destacar o Microbioma e as possibilidades que ele trará em tecnologia e mercado, com o uso de cosméticos em prol da microbiota natural do corpo. Vamos explorar o assunto em um evento específico em março deste ano. Será presencial e também transmitido ao vivo (online) o que proporcionará a todo o Brasil conhecer um pouco mais sobre o assunto. Será um evento gratuito para Associados.

 

Outros muitos assuntos listados acima também poderão ser discutidos no congresso internacional COLAMIQC 2019 organizado pela ABC e que será realizado em maio na São Paulo Expo, juntamente com a feira da FCE Cosmetique.

 

Destaco também os cosméticos Genderless, ou seja, sem a necessidade de tratar as pessoas por gênero masculino ou feminino.  Ainda na área de mercado o consumidor idoso terá um tratamento preferencial (literalmente) tendo como foco formulações voltadas ao tratamento da pele que em geral são mais secas e na manutenção da beleza sênior.

 

No mercado de Pets muitas empresas devem focar na criação de produtos básicos e em produtos segmentados por raça, o que deve incrementar a venda para todos os cosméticos deste setor.

 

Já em relação as questões regulatórias do setor cosmético a ABC dará continuidade aos temas já trabalhados em 2018, continuará participando ativamente nos mais importantes fóruns regulatórios da ANVISA e liderará novos temas. Seguem alguns dos rumos traçados para 2019:

•             Concluir a discussão junto à ANVISA em relação à utilização ácido glioxílico como alisante capilar e reteste de matérias-primas;

•             Participação ativa nos fóruns da ANVISA e MERCOSUL;

•             Constante participação nos eventos e discussões lideradas pela ANVISA;

•             Acompanhar a evolução regulatória para cosméticos na Europa e USA com objetivo de identificar os possíveis impactos para as legislações brasileiras;

•             Em relação ao marco regulatório da Biodiversidade a ABC continuará acompanhando a evolução da legislação e necessidades do setor em relação a este tema.

 

Maiores informações vocês sempre vão encontrar em nossas redes sociais e em nosso site www.abc-cosmetologia.org.br

 

Professora Dra. Vânia Leite

Presidente da ABC

EDIÇÕES VR DO BRASIL