Noticias de la industria
A Baxter International Foundation concede verba para Expedicionários da Saúde


A Baxter International Foundation concede verba para Expedicionários da Saúde para ampliar serviços de saúde para brasileiros em áreas de difícil acesso

O projeto ajudará a fornecer assistência odontológica e médica em regiões da floresta amazônica

SÃO PAULO, 7 de março de 2018 - /PRNewswire/ -- Uma verba da Baxter International Foundation de US$ 100.000,00 para a ONG Expedicionários da Saúde (EDS) fornecerá assistência médica, cirurgica e odontológica para regiões de difícil acesso na floresta amazônica. A verba para dois anos financiará três expedições e impactará mais de 60.000 vidas.

A EDS realizou mais de 7.000 cirurgias e quase 48.000 serviços médicos em 39 incursões. A próxima expedição celebrará sua 40a edição, que foi definida para a primeira semana de maio. A região escolhida está localizada no Médio Rio Purus, o último grande afluente da margem direita do Rio Solimões, no estado do Amazonas. A força tarefa do hospital móvel tem como objetivo fornecer assistência médica a 11 mil índios de 109 aldeias durante sete dias, abrangendo uma área de 187 km2.

São realizadas três expedições por ano, com uma equipe formada por 200 profissionais, em cada edição. O grupo consiste de 60 voluntários, inclusive 30 médicos especialistas, 10 enfermeiros especializados em centro cirúrgico, esterilização e especialidades clínicas, dois farmacêuticos e uma equipe de logística. No entanto, engenheiros, eletricistas, encanadores, marceneiros e técnicos de TI também participam do grupo.

As expedições são autorizadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que realiza o mapeamento e escolha da região e é responsável pela primeira triagem e pelo descolcamento dos pacientes, bem como pelo Exército e Força Aérea Brasileira, que transporta as 15 toneladas de material exigido para cada expedição.

A EDS oferece barracas para cirurgia e serviço, instrumentos e produtos hospitalares, geradores, infraestrutura para o período pós-operatório e alimento para participantes e pacientes. "Além da infraestrutura móvel que carregamos conosco, nossa equipe, junto com os profissionais da Sesai, constrói galpões que normalmente continuam a ser utilizados como centro cultural ou escolas. Esse é o lema nos nossos uniformes - cuidar da vida, preservar a natureza", diz Marcia Abdala, coordenadora geral da ONG.

Stacey T. Eisen, Presidente da Baxter International Foundation e Vice-Presidente Sênior, Comunicação Global, diz: "A Baxter e a Baxter International Foundation estão comprometidas com a melhoria do acesso à saúde para a população carente em comunidades onde a empresa está presente. O projeto liderado pela EDS está alinhado com a missão da Baxter de salvar e sustentar vidas. Esperamos que essa verba ajude essas comunidades ao proporcionar a necessária assistência médica e odontológica."

A primeira expedição financiada pela Baxter International Foundation ocorreu no Alto Rio Juruá, no estado do Acre, entre 25 de outubro e 4 de novembro. A expedição excedeu resultados registrados, com 400 cirurgias realizadas, quase 4.500 consultas médicas e odontológicas, mais de 5.500 exames e procedimentos.

FONTE Baxter Brasil

EDIÇÕES VR DO BRASIL