Notas de Interés
Jarbas discute resistência a antibiótico na França
Equipe internacional de especialistas é presidida conjuntamente pelo Gabinete Executivo do Secretário-Geral da ONU e OMS

 

 

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, está em Paris, onde participa do quarto encontro do Interagency Coordination Group on Antimicrobial Resistance (IACG), reunião de especialistas cujo objetivo é elaborar orientações práticas para assegurar uma ação global, eficaz e sustentável de enfrentamento à resistência aos antimicrobianos, levando em consideração o Plano de Ação Global sobre Resistência Antimicrobiana. A reunião ocorre na sede Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), entre esses dias 16 e 17/10.

 

“Este grupo de especialistas, estabelecido pelo secretário-geral das Nações Unidas, está trabalhando para completar, até o próximo ano, um relatório que aponte que iniciativas as diversas agências do sistema Nações Unidas devem adotar para coordenar melhor seus esforços, apoiar os países e fazer frente, efetivamente, a esta ameaça global que é a resistência aos antibióticos”, destaca Jarbas Barbosa.

 

“O crescimento da resistência, pelo uso inadequado de antibióticos, seja na saúde humana, seja na saúde animal, tem feito com que se ponha em risco, caso essa tendência não seja revertida, as principais conquistas que nós tivemos na luta contra as doenças infecciosas”, acrescenta.

 

Entre as atividades deste encontro do IACG, destaca-se uma reunião com representantes do governo francês sobre a atualização do seu plano de ação nacional de resistência antimicrobiana, além de apresentações de representantes do setor pecuário, como a Federação Internacional de Leiteria, Secretaria Internacional de Carne, Comissão Internacional de Ovos e o Conselho Internacional de Avicultura.

 

Para formar o IACG, uma das deliberações da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a resistência antimicrobiana, realizada em 21 de setembro de 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) delegou para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) a criação desse grupo de peritos. A equipe é presidida conjuntamente pelo Gabinete Executivo do Secretário-Geral da ONU e pela OMS.

 

Convidado pela ONU, Jarbas Barbosa é o único especialista da América do Sul a integrar o IACG.

EDIÇÕES VR DO BRASIL