Noticias de la industria
SACHÊ OU CÁPSULA, QUAL É A MELHOR FORMA DE CONSUMIR COLÁGENO HIDROLISADO?


A multiplicação de evidências científicas comprovando que a suplementação com colágeno hidrolisado apresenta benefícios para a pele, músculos e articulações tem feito com que muitas pessoas passem a considerar esse ingrediente como parte fundamental de suas dietas. 


O aumento da demanda tem resultado em crescente oferta de produtos contendo colágeno no mercado. Com tantos lançamentos e marcas disputando o segmento, é natural que os consumidores fiquem em dúvida sobre a forma mais eficaz de consumir essa proteína. Para esclarecer essa dúvida, recorremos a uma das maiores especialistas no assunto no Brasil, a pesquisadora da USP e coautora de diversos estudos nacionais e internacionais com colágeno, a Professora Dra. Vivian Zague. 

 

GELITA: A ciência tem comprovado os benefícios da suplementação diária com colágeno hidrolisado. Qual a melhor forma de consumir esta proteína? Por quê?

 

Dra. Vivian: A melhor forma de consumir colágeno hidrolisado independe do tipo de aplicação. Para que a suplementação seja realmente eficaz é necessário, antes de tudo, se certificar da origem e da qualidade do colágeno que você está consumindo. Soluções específicas, desenvolvidas para atender diferentes tipos de necessidade já estão disponíveis no mercado e junto com os avanços tecnológicos e funcionais que elas apresentam, novas formas de dosagens também passaram a fazer parte deste universo. 

 

Sendo assim, além da certeza da origem e da qualidade do ingrediente adquirido, seja em sachê ou cápsula, é necessário que a dose diária recomendada pelo fabricante do ingrediente seja respeitada e que a suplementação esteja de acordo com os seus objetivos e necessidades.

 

Então o consumidor deve saber, antes de mais nada, qual é seu objetivo? Cuidar da pele, da saúde das articulações, dos músculos...

 

Sim. Essa é a primeira pergunta que ele deve fazer. Com base na resposta, deve procurar sempre orientação de um médico ou nutricionista, somente esses profissionais poderão fazer uma análise do seu caso. Além disso, antes de adquirir qualquer produto contendo colágeno, busque mais informações sobre o fabricante do ingrediente. Importante: se a proteína não está disponível em forma peptídica, a sua ação no organismo será reduzida ou até mesmo nula.

 

O que há de mais novo no mercado?

 

Para a saúde muscular, há um produto específico para favorecer o ganho de massa muscular e combater a sarcopenia, mal caracterizado pela perda progressiva de massa muscular em idosos. Trata-se do colágeno hidrolisado BODYBALANCE™, que foi utilizado em recente estudo na Universidade de Friburgo (Alemanha). A pesquisa comprovou que, em 12 semanas, a suplementação com 15 gramas diários do colágeno BODYBALANCE™, atrelada à prática de exercícios moderados, potencializa o ganho de força e de massa muscular. O estudo foi publicado no British Journal of Nutrition, uma das mais prestigiadas publicações de nutrição do mundo [ver infográfico]. Para manutenção da beleza da pele e combate à celulite, há um produto com comprovação científica de resultados através da ingestão de apenas 2,5g/dia. Trata-se do colágeno VERISOLTM. Além de contribuir com a redução das rugas e o aumento da maciez e elasticidade da pele, também se mostrou um importante aliado no combate às causas da celulite, problema que afeta mais de 85% das mulheres adultas no mundo [ver infográfico]. Para a saúde das articulações, destacaria o colágeno FORTIGEL®, solução inovadora que contribui para a regeneração da cartilagem das articulações, atuando diretamente nas células do corpo. A dose diária recomendada deste colágeno é de 10 gramas e sua eficácia tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas ao redor do mundo [mais informações].

 

Enfim, envelhecer com saúde e disposição é de interesse de todos e a suplementação com colágeno hidrolisado tem se mostrado cada vez mais alinhada a esses objetivos. No entanto, a prática de exercícios físicos, assim como uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, continuarão sendo primordiais para a manutenção da qualidade de vida.

EDIÇÕES VR DO BRASIL